Buscar
  • Jéssica Gomes

O que é Yoga?

Existem evidências que datam o Yoga há mais de 5.000 anos atrás. Mas naquela época só era praticado o Raja Yoga ou Yoga da Mente, que é pura meditação e conexão com o todo. O Yoga que conhecemos hoje, a parte física foi sistematizada como Hatha Yoga no século IX (ano 900 d.C.).


Muitos conhecem o Yoga pela prática física, o Hatha Yoga, que é o que chama mais atenção, principalmente aqui no Ocidente. É o que gera fotos bonitas para o Instagram… E tá tudo certo. É realmente muito lindo o que o corpo humano pode fazer, toda a força e flexibilidade que podemos alcançar chama muita atenção. E o Hatha Yoga é realmente muito importante porque precisamos fortalecer nosso corpo, ele é a nossa casa, precisamos mantê-lo forte, saudável e flexível. E quando falo em flexibilidade, não tô falando de colocar o pé na cabeça, é sobre ter uma boa postura, é sobre ter um corpo funcional, sem dor, que não nos incomode em atividades diárias. Mas o Yoga é muito mais profundo que esse trabalho físico.


A palavra Yoga significa união. Mas união de quê e para quê?

O Yoga pretende unir os nossos aspectos materiais e mundanos com os nossos aspectos divinos e etéreos (puros) do eu. Essa separação é só uma ilusão ou Maya que nós criamos. Então, na verdade, o Yoga nos ajuda a voltarmos ao nosso estado natural, a percebemos que somos um com o todo, a liberar a nossa consciência de Maya. O um é o todo, e o todo é o um. Tudo está conectado.


O principal trabalho do Yoga é na nossa mente. O Yoga é a Ciência da Mente. Nos permite unir corpo, mente e alma, o que nos leva à união com Deus. Todos podemos alcançar essa conexão, e um dos caminhos para alcançá-la é seguindo os ensinamentos de mestres, como, por exemplo, Maharish Patanjali, que nos dá fórmulas para nos livrar de todo o sofrimento, através do estudo da nossa mente, no seu livro Yoga Sutras, onde ele diz: “Yogáscittavrttinirodhah”, que significa “Yoga é o controle das flutuações da mente”. E vou falar mais sobre esse assunto em outro post. Por hora precisamos saber que o livro Yoga Sutras, é o livro mais completo sobre Yoga, e ele abrange muitos assuntos e ensinamentos, e trarei mais conhecimento dele aqui.


Namaste


2 visualizações0 comentário